terça-feira, 9 de julho de 2013

Candidato reprovado em exame físico de concurso da PM obtém direito de participar de outras fases do certame

PM GO participacao nas demais fases
O juiz Ari Ferreira de Queiroz, da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, julgou procedente o pedido de Leandro dos Santos Ghisolfi que, discordando de sua reprovação no teste de aptidão física (TAF) no concurso público para o ingresso no cargo de soldado da Polícia Militar do Estado de Goiás, ingressou com liminar para prosseguir rumo ao exame psicológico e demais fases do certame.

Na ação, o autor descreve o resultado de seu TAF, tendo realizado oito barras de tração e vinte flexões de braço, sendo por isso desclassificado e impedido de continuar com os demais exercícios. No edital, uma tabela descreve cada exercício quantitativamente e a pontuação correspondente, além de definir que o teste de aptidão física consistirá na execução de baterias de exercícios, considerando-se apto o candidato que atingir o desempenho mínimo indicado para cada um deles nas tabelas de pontuação.

Na decisão, Ari Queiroz aponta como injusta e ilegal a reprovação antecipada do autor ao ser impedido de prosseguir com os demais exercícios a despeito de ter conseguido o mínimo necessário no anterior, como determina o edital. “E essa injustiça deve ser reparada na forma do pedido, especialmente considerando que já se desfez a banca do concurso, não mais justificando constituí-la apenas para esse fim”, traz a decisão.

Desta forma, completa o juiz, “julgo procedente o pedido para o fim de considerar o autor aprovado no TAF e, consequentemente, determinar ao Estado de Goiás que tome as providências necessárias para submetê-lo ao exame psicológico”. Na mesma decisão, o Estado de Goiás foi condenado ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.


Fonte: TJGO

9 comentários:

  1. Pessoal, tenho um SÉRIO PROBLEMA:
    Em 2009 fui reprovado na policia civil, neste ano, 2013, tive ciencia sobre uma falsificação de uma nota, que era 90, foi rasurada para 40, assim, por não obter o minimo de 50, fui reprovado, ocorre que curiosamente, nos demais exames tive notas entre 80% e 95%, assim, como devo proceder?
    E-mail comercial: figueiraavezum@lawyer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Arthur Avezum,

      Esse indícios devem estar claros e devem ser provados.Caso haja provas suficientes das irregularidades, será possível levar o fato ao estado juiz para que as devidas providências sejam tomadas.O nosso escritório possui especialistas em concursos públicos que auxiliarão na busca do seu direito.

      Ficamos a disposição agora e sempre.

      Excluir
  2. O lugar mais barato para se fazer os exames médicos e os de laboratório é na Avenida Paranaíba, 539 no Setor Central, CLIMT MED - MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO (62) 3225 7648 ou no e-mail: climt.financeiro@gmail.com site: www.climt.com.br
    Fale com a Elizangela Alves da Silva ou Rafaela

    ResponderExcluir
  3. Queria tirar uma dúvida com o senhor,
    Que pra ser sincero to muito triste. Recentemente teve o concurso da PM, estudei muito, e hoje saiu o resultado que mostra a nossa classificação e pontuação. Fiz a pontuação necessária para poder passar a prova Objetiva, que foi acima de 50%. No edital tem dizendo "DO EXAME MÉTRICO E DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA (TAF)
    10.1. Participarão desta etapa, de caráter eliminatório, os candidatos aprovados na Prova Objetiva no
    quantitativo de 05 (cinco) vezes o número de vagas." São 600 vagas, que em todo caso são 3000 pessoas chamadas. Mas se foram classificadas 9 mil pessoas, é como todo mundo diz que eles vão chamar 2700 homens e 300 mulheres, se muita gente for reprovada no teste físico, por exemplo 1500, e eles queiram 3 mil, eles tem obrigação de chamar que ta atrás ou somente dentro dos 3 mil? Muitos dizem que não podem chamar quem ta depois dos 3 mil, dizem que tem que fazerem outro concurso.
    Resumindo, eu fiquei em 3500 e caso eu o índice de reprovação do teste físico for alto, e eles não queiram chamar depois dos 3 mil. Sendo que se os todos o 3 mil tivesse apitos ao teste físico eles chamariam para ingressar, eu que fiquei depois tenho como entrar com alguma ação ou algo do tipo para que eu possa ser chamado, se muitos não conseguirem passar na prova física, eu tenho como entrar??
    Muitos tão no ensino médio e se passarem a vaga é guardada até eles terminarem, outros tem mais de 30 anos que é idade máxima e entram com mandado de injunção e incorporam. Eu tenho como entrar? ME AJUDE PROFESSOR!
    Eu estudei muito professor e eh algo que eu almejo muito a área policial, e além de ser algo que eu gosto me ajudaria muito, minha mãe está doente ta fazendo tratamento com corticoide e se não der certo vai ter que tomar quimioterapia, as ela é professora de São Cristóvão e como o senhor sabe tiraram muito do salário dela, aqui em casa ta bem chato e PM seria muito importante para mim. Se poder me ajudar ficarei muito grato ou se o senhor conhecer alguém que me ajude...

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, gostaria de tirar uma duvida, fui reprovado hoje no TAF da PMPE 16/12/2014, porém da data de convocação dia 30/11/2014 para o teste fisico 15/12/2014, foram apenas 15 dias de preparo. minha pergunta é o seguinte: posso entrar na justiça alegando pouco tempo para o preparo?

    ResponderExcluir
  5. Também fui reprovada no TAF da PMPE em 15/12/2014, tenho chance de recorrer e ganhar a causa? Já estava apta na barra e no tiro.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma dúvida por gentileza se puder me ajudar meu marido esta fazendo o concurso da PM e agora esta na faze do psicológico...
    Porém descobrimos que estou grávida
    eles podem reprovalo por isso?
    Pelas nossas contas se ele passar em tudo e tomar posse do cargo quando eu der a luz ele provavelmente estara na escolinha da PM.

    ResponderExcluir
  7. Estou participando do processo seletivo temporario do exercito e tenho problemas nos dentes (meio tortos).será que vou ser reprovado? se reprovado,como recorrer? por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  8. Passei no concurso de 2012 na pmpa , fiz as 3 primeiras etapas e fui aprovado na quarta etapa que foi o psicotécnico eram 2 dias de avaliação e no 1 dia faltei por motivo de doença , obtive melhora e compareci no 2 dia na entrevista pessoal e passei, só que fiquei reprovado recorri com atestado e prontuário médico no processo já perdi no 1* e 2 * grau, quero saber se ainda cabe algum recurso?

    ResponderExcluir